Várias são as estratégias utilizadas pelas empresas de tecnologia para atrair clientes, a maior fonte de renda e sobrevivência do estabelecimento. Seja para ofertar produtos ou serviços, o negócio só existe, pois certamente atende às necessidades de determinado público-alvo, ao qual é preciso chegar e se apresentar. As pessoas têm que conhecer o local e confiar na qualidade e responsabilidade do que é oferecido para se tornar um cliente, e para isso, é primordial que a empresa apareça. Fazer propagandas nos mais diferentes meios de comunicação, sem dúvida, é necessário e traz visibilidade, mas nada melhor do que dar brindes, para que a curiosidade desperte o interesse ao menos de conhecer a loja, solicitar um orçamento, ou mesmo comentar com outras pessoas.
A entrega de brindes é um método convencional e que traz um resultado bastante positivo. Justamente por ser uma estratégia utilizada por muitos empreendedores, a inovação deve estar presente, para ajudar a construir uma imagem diferenciada das empresas de tecnologia e fazer com que o possível cliente tenha, mesmo que a longo prazo, a reação esperada, de ir até o estabelecimento. A chave para instigar o interesse é ofertar brindes relacionados ao ramo de atuação. Isso pode gerar um custo maior do que a distribuição de simples chaveiros ou mesmo bloquinhos de anotação, canetas e calendários, mas faz parte de um processo de vínculo com o cliente, que embora leve um tempo, tende a torná-lo fiel.
Itens como pen drive, calculadora, mouse pad, carregador, adaptador USB, caixa de som e fone de ouvido são algumas das sugestões da Zimi, especializada em brindes personalizados. “Para uma boa apresentação das empresas de tecnologia, nada melhor que demonstrar sintonia com as novidades do setor. Dar um brinde útil e que possa envolver o cliente a utilizá-lo em um ambiente tecnológico auxilia no processo de reconhecimento da marca, para quando ele precisar de produtos e serviços relacionados a isso”, explica. Ou seja, o brinde deve fazer com que a pessoa seja conduzida ao meio em que a empresa atua, de maneira que quando essa for a necessidade dela, já se saiba a quem recorrer.
Os brindes, por sua vez, podem ser entregues em diferentes ocasiões e inclusive compor a estratégia de divulgação da marca. Seja em um evento em que a empresa de tecnologia marcou presença em um stand, ou mesmo em datas comemorativas como o fim do ano, uma dica importante é personalizá-lo no mínimo com o nome e o logotipo. Se possível, incluir um telefone e o endereço também pode ajudar. Embora a pessoa geralmente saiba de quem está recebendo o brinde, ela pode demorar a precisar dos serviços, e caso venha a ter interesse, é preciso que as informações de contato estejam disponíveis e de fácil acesso.
Aniversário da empresa, mês de aniversário do cliente, valor mínimo de compras, eventos ou mesmo por meio de um programa de fidelidade. Essas são algumas das ideias de momentos que as empresas de tecnologia podem explorar para fazer a distribuição de brindes. Mais que um custo, trata-se de um investimento em um bom atendimento e atenção ao cliente, que pode fazer toda a diferença e trazer grandes resultados.