Brindes para as férias podem ser a cartada que faltava para o varejo

 

Além das tradicionais festas de fim de ano, o mês de dezembro é marcado pelas férias. Muitas pessoas buscam tirar alguns dias de descanso do trabalho no verão para que possam viajar para praia ou fazer passeios aquáticos. Tem os que optam por esse mês por conciliar com as férias escolares, o que permite reunir a família. Esse é um período importante para o comércio, em que as vendas estão aquecidas para a compra de presentes de natal e também dos itens de preparação para as viagens. Uma ideia que pode ser um diferencial nessa época é pensar em brindes para as férias. Deixar de lado os mimos tradicionais e proporcionar ao consumidor uma experiência diferenciada certamente irá contribuir para sua fidelização.

Mesmo com o cenário econômico fragilizado, o consumidor não deixará de ir às compras esse mês, aquecendo as vendas do varejo e trazendo novas oportunidades aos empresários. Aproveitar o momento para distribuir brindes para as férias é um diferencial que irá tornar a loja referência perante as demais. De acordo com uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), as projeções permanecem no mesmo patamar do último ano e indicam uma injeção de aproximadamente R$ 53,5 bilhões na economia.

A pesquisa aponta ainda que mais da metade (72%) dos brasileiros planejam comprar presentes para terceiros no Natal deste ano. Apenas 9% disseram que não vão presentear e 19% ainda não se decidiram. No que se refere aos itens mais procurados, as roupas disparam na intenção de compra para presentear (55%), seguida de calçados (32%), perfumes e cosméticos (31%), brinquedos (30%) e acessórios, como bolsas, cintos e bijuterias (19%).

Para ajudar a estabelecer uma estratégia de como implantar os brindes para as férias na loja, a Zimi, especialista em brindes, traz algumas dicas e reforça que ter bem definido o público é muito importante para que o item seja realmente útil e traga satisfação ao cliente. “Após constatado, caso o perfil das pessoas demonstre afinidade com aventura e esporte, mochilas, squeezes, bonés e braçadeira são algumas opções. Já para um público adulto, especialmente quando o estabelecimento oferecer produtos com maior requinte, um kit vinho é um presente assertivo”, orienta. Também é importante dispensar atenção aos jovens consumidores. Para essa geração conectada, acessórios tecnológicos como fone de ouvido e carregador portátil certamente serão muito úteis. Chinelos, guarda-sol e óculos escuros são bem-vindos nesse período de altas temperaturas e podem, inclusive, complementar a compra realizada.

É fundamental que seja traçada uma estratégia entre os gestores para a distribuição dos brindes para as férias. Assim, com um investimento realizado de forma organizada, os resultados poderão superar as expectativas. Caso a loja possua um ponto físico e um e-commerce, os brindes também devem acompanhar as entregas. Utilizar a técnica de overdelivering, em que a empresa oferece algo a mais ao cliente de forma inesperada, é outra opção interessante. Especialmente pelo meio online, é possível realizar uma rápida pesquisa e conhecer melhor o perfil do consumidor, buscando acertar no item para agradar.

 

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