Uma das ferramentas mais poderosas do marketing é o marketing promocional. Por ela é possível divulgar a marca e engajar o seu cliente. De acordo com a Associação de Marketing Promocional (AMPRO), este conceito visa a comunicação da marca com o objetivo de demonstrar o seu valor para os prospects ou clientes através de ações promocional e métodos que estimulam a compra, utilização e fidelização dos serviços/produtos.
Veja as 5 maneiras de divulgar e fidelizar o seu cliente com marketing promocional:
Apresentação do produto
O objetivo é conquistar o seu prospect? Então este tipo de ação faz com que, através da degustação do seu produto ou serviço, você possa conquistar o seu cliente. É uma ação muito comum quando se está lançando um produto/serviço no mercado.
Brindes
Quer fazer o seu cliente lembrar sempre de você? A ação com brindes é o melhor caminho, mas desde que seja planejado e com um objetivo. Você pode optar por diversos tipos de brindes como chaveiros, artigos para bar, canetas, bloquinhos de anotação, entre outros. Mas lembre-se de planejar e desenvolver o objetivo da ação.
Abordagens e ações de blitz
Este tipo de ação consiste em abordar os seus prospects e entregar materiais visuais e até brindes para que o consumidor possa conhecer a marca. Flyers, folders que falem sobre a empresa são ótimas alternativas.
Incentivos e clube de fidelidade
Incentivar o seu consumidor a comprar novamente o seu produto pode ser uma ótima maneira de fidelizar através de recompensas. Você pode optar por acumulo de milhas ou pontos para trocar por algum produto/serviço ou brindes.
Ofertas e promoções
Esta ação é muito utilizada em supermercados. A utilização de campanhas como “Compre 3 leve 4” ou desconto no segundo item, atingem qualquer tipo de consumidor, pois eles gostam de vantagens na hora da compra. Não costumam dispensar uma boa promoção do seu produto.